sexta-feira, 11 de junho de 2010

Olá...
No âmbito da unidade curricular Literatura Infanto-Juvenil foi-nos proposto, pela docente Lúcia Barros, a criação de um projecto de leitura e nós, as alunas Ana Sousa e Cármen Pita, optamos pelo tema "provérbios", tendo como base três obras, entre as quais:
- "Provérbios ilustrados", de Luísa Ducla Soares;
- "Provérbios coloridos", de Tiago Salgueiro.
E porquê escolher como tema "provérbios"?
O provérbio, entendido como uma produção de origem indeterminada, perdida no tempo, cuja reprodução colectiva, por via oral, se tem perpetuado ao longo dos séculos, constitui uma das formas discursivas que foram passando, através da oralidade, de geração em geração, englobanA tradição oral, durante séculos, tornou-se veículo fundamental de partilha, no seio de uma comunidade, de conhecimentos e crenças, de cariz religioso, social e, também, educacional, o que se assumia como destaque para as crianças, já que estas, ao assumirem o papel de ouvintes, ao lado dos adultos, saberiam no que acreditar, como agir e que papéis desempenhar no grupo.
A literatura oral desempenhava um importante papel socializador, já que assumia a função pedagógica de transmissão de um certo saber e, até a nível linguístico, se manifesta este papel socializador, sobretudo se tivermos em conta os jogos de palavras e as rimas, que constituem uma verdadeira iniciação à utilização lúdica da língua. do, assim, o conceito de literatura tradicional de transmissão oral.
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É de referir que o blog torna-se algo fictício (como os nomes dos alunos), mas perfeitamente aplicável caso o projecto fosse realizado.

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